https://mobirise.com/

Sobre a Porto de Lenha

Nós, escritores, terminamos de escrever um livro em um ano, dois, três ou talvez possamos concluí-lo em apenas 30 dias. Relativo! Cada autor tem o seu modo.
A arte da criação chega a ser sacra, vai além do momento em que sentamos na escrivaninha e passamos para o papel o que pretendemos tornar público. A arte da criação se inicia anos antes de decidirmos pô-la no papel; se inicia com nossa própria vida, pois é a soma de nossas experiências. Um conluio de informações!

O escritor que normalmente ultrapassa os limiares da ponderação, sacrificando-se diariamente em prol da escrita, não quer contribuir apenas para a arte com o seu factível livro, mas impedir que seu caudal de recordações se transformem em cinzas. Pois a arte é a própria vida!


                                                                                                                       ***


Nascida no coração da Amazônia, a Porto de Lenha surgiu com o compromisso de descobrir e promover novos autores. E sempre cumprirá este trato, não deixando de priorizar a vontade do público leitor, focando também nos autores já consagrados.


Uma editora é mais que uma simples casa publicadora de livros, ela é a responsável pela materialização destas recordações, com o intuito de perpetua-las em papel e tinta. O elo entre o escritor e o editor é muito importante no processo de perpetuação da obra!


                                                                                                                       ***


A Porto de Lenha é uma editora que tem como missão a divulgação do livro, o incentivo à leitura e o apoio na formação de novos escritores. Seu nome é inspirado no antigo tablado de madeira que deu origem ao porto da cidade de Manaus, conhecido como - Trapiche 15 de Novembro, construído em 1890, às margens do Rio Negro.


Nossa missão é o incentivo na formação de novos escritores, ir ao encontro dos leitores, apresentando-lhes os atributos da geração contemporânea da literatura brasileira.


Os traços que distinguem a Porto de Lenha são: qualidade, sustentabilidade, respeito, determinação, integridade e transparência.

Nosso cerne editorial está em diversos gêneros, como:


• Romance, Conto, Crônica, Poesia, Ensaio


• Biografia/ Filosofia/ História/ Jornalismo


• Política/ Sociologia/ Direito


• Administração e Negócios


• Et cetera.


Aliado a tudo isto, com afinco e esmero, estaremos empenhados em garantir um catálogo ímpar aos nossos leitores.

At.te,


Jackson da Mata 


Editor & Escritor

Depoimentos

“A oportunidade dada pela Porto de Lenha Editora é preciosa, pois acolhe muitos escritores, sobretudo os iniciantes, e estilos literários. Tive meus contos publicados em duas antologias e não pretendo parar. A editora sempre foi muito atenciosa e solícita para com os autores e o que produz é de qualidade. Acredito ser uma ótima chance para autores buscando a sonhada primeira publicação.”

“A Porto de Lenha Editora garante para os leitores e autores estreantes um lugar privilegiado na cena literária brasileira, como nas projeções de antologias, um espaço que reúne diversos gêneros que valorizam a carreira do autor, promovendo a cultura, a arte e, sobretudo, a nossa literatura. Com a publicação de livros e na divulgação do autor, a Porto de Lenha já conquistou seu lugar no mercado editorial brasileiro entre os eventos e promoções de autores de diversos lugares do país. E isso se deve à sua organização, dedicação, responsabilidade, lisura da seleção de novos autores e também à promoção efetiva do resultado em publicações caprichadas, com um sistema honesto de distribuição dos livros.”

“Quando decidi publicar meu primeiro livro, aquele sonho tão importante que tanto nos preocupa, bati à porta de algumas editoras, onde sempre encontrava escrito "edite seu livro conosco", dando a sensação de que a porta estava aberta, era passar e a visita seria bem recebida. Ledo engano. Nem sempre é assim. Dos contatos que fiz, apenas uma editora me deu a atenção e o apoio que necessitava. A Porto de Lenha Editora, representada pelo Jackson da Mata, veio para fazer a diferença no mercado editorial, porque ela não apenas se propõe a editar mais um livro, mas dá o devido reconhecimento ao trabalho do escritor (a), valorizando-o (a) em vários aspectos, especialmente no profissional e no humano. Por isso, finalizo este depoimento afirmando a você, escritor ou escritora, que procura não apenas uma editora séria mas também um apoio amigo, entre em contato com a Porto de Lenha Editora, pois lá realmente a porta está aberta e a recepção vem acompanhada de um café fresco e quentinho, servido a seu gosto!”

“Conheci a Editora através da antologia dos poetas brasileiros contemporâneos e apresentei minha ideia para uma antologia nova. Editora e material de qualidade. Recomendo aos escritores e leitores.”

“Sempre acreditei que as histórias tivessem o poder de transformar. Elas são constantes fontes de conhecimento e sabedoria, mas também de divertimento, inspiração e emoção. Viajamos para os mais variados lugares, fazemos inúmeras amizades com os personagens, experimentamos diversas sensações.

Comecei a escrever por acaso numa tentativa de provar para mim mesmo de que eu era capaz de produzir algo. Depois caí na armadilha de continuar escrevendo por vontade própria, e depois na outra armadilha de que eu posso desabrochar minhas ideias e, inclusive, tocar as pessoas e a mim mesmo.

Conheci a Porto de Lenha Editora através das plataformas digitais, e assim que li a proposta de publicação para uma coletânea que homenagearia Clarice Lispector, não tive dúvidas de que precisaria submeter meus textos para avaliação. Assim o fiz e, desde então, fui muito bem recebido em palavras; o relacionamento com a editora sempre foi de muita cordialidade e carinho, e ainda tive a sorte de ter sido contemplado com o prêmio da edição.

Não me resta dúvidas de que o trabalho é sério, bem pensado, dialogado e caprichado. É um prazer enorme que sinto por fazer parte da equipe de escritores da editora.

Quanto mais conseguirmos atingir o coração dos leitores, mais a gente se sente no dever de continuar espalhando amor e literatura mundo afora.

“Escritores da Editora Porto de Lenha. Quem somos? Somos aqueles que fazem parte de uma nova geração de escritores Brasileiros, a geração contemporânea, uma geração tão apaixonada pela literatura, quanto muitos um dia de outras gerações foram e que quiseram deixar o seu mundo para nós em forma de escrita. E eu nos apresento da mesma forma – tivemos uma herança destes, e queremos deixar a nossa também.

Obrigada Porto de Lenha, obrigada por ser o "porto" do depósito de nossos sonhos, de nossa realidade e ficções, e parabéns pelo seu incentivo a leitura e apoio a essa nova geração.

Porto de Lenha nas Redes Sociais