RESULTADO: Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – PRÊMIO PORTO DE LENHA DE LITERATURA 2018

vencedorespremio20181º lugar: Wlange Keindé (RJ)

2º lugar: Simone Chedid (RJ)

3º lugar: Geovana Milani (SP)

Capa_Antologia_ProsadoresePoetas2018

Confira sobre os 90 autores que serão publicados na

IV Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos.


FotoAirtonAirton Souza é poeta e publicou mais de 30 livros entre poemas e literatura infanto-juvenil e, participa em mais de 70 antologias. Venceu diversos prêmios literários e só em 2017 esteve entre os vencedores de mais de vinte prêmios, entre os quais: 1º Lugar no Prêmio de Poesia Cruz e Sousa, o Prêmio Vicente de Carvalho, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, com o livro crisântemos depois da ausência. Atualmente é mestrando de Letras, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.


foto

Alexandre Fonseca é um poeta, mais do que certo é incerto e faz do impossível o possível de viver. Menino jovem “aprendiz de poeta”, nascido em 1996 em Sete Lagoas-MG. Apaixonado por poesia desde sua adolescência, faz dela sua verdadeira “janela para a alma”, motivo verdadeiro de viver. Vê poesia em tudo e gosta de sublimar o instantâneo. Atualmente cursa Letras na UFMG, estudando Bacharelado em Estudos Literários. É criador do blog Poética Atemporal (alerpoetica.blogspot.com). Um eterno apaixonado, assim o definiriam. E mesmo o universo sendo infinito, nada é maior do que seus sonhos.


fotoAmanda Alcantara. Natural de Brasília-DF, campeã do projeto COMPÕEME no ano de 2015, no Centro Educacional Myrism Ervilha, onde ganhou sua primeira medalha de ouro com a poesia “Jeitinho Brasileiro”. Descobriu o amor pelos livros desde muito nova e começou a escrever poesias e músicas com seus 13 anos de idade.


fotoAmauri Sales é poeta, repentista, escritor e também compositor. Reside em Camalaú, Paraíba. Atualmente, tem trabalhos publicados nos livros: “Mulher” e “10 Poetas e Eu” volume 9 pela Editora do Carmo, como também, na “Coletânea de Poesias 2017” do Jornal Desafio de Serra Talhada – Pernambuco, da Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos 2017, pela Editora Porto de Lenha, entre outras.


ana bridaAna Claudia Brida. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com graduação e especialização em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora e autora de “O Livro das Sensações”. Tem artigos publicados em livros, jornais e sites da internet. Escreve romances, contos, crônicas e poemas.


IMG_7265Ana Ferreira, nascida em Catalão/GO, aos 17 de junho de 1978, pós-graduada em gestão de pessoas e marketing pela Universidade Federal de Goiás. Apaixonada por uma escrita emotiva, romântica. Autora do livro Expressando Sentimentos e da prosa (Re) Descobrindo Sentimentos, da coletânea Corolário da Alma, dentre outras obras literárias.


fotoAndré Guterres Garcia (Curitiba-PR, 1982) é graduado em Letras Português/Inglês, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Há nove anos leciona em escolas de idiomas e há quatro é funcionário do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Participou da Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos 2017, com a publicação do Conto A Menina de Bronze.


17467589_1820584498179594_1682144507_nAriel Fonseca Pulsz nasceu em Julho de 1995, em Gramado -RS. Gaúcho e ambientalista, é graduado em Gestão Ambiental (2015), visando frentes ambientalistas e filosóficas da educação. Em 2015 foi selecionado no IV Abraço Literário da cidade de Gramado, com o texto “O Mundo do Senhor Menu”, e em 2016 participou do livro Coexistência, antologia de poesias, contos e crônicas, pela editora Porto de Lenha. Já no ano de 2017 lança a primeira edição do livro “As Crônicas de Sathira”, pela editora Porto de Lenha, onde teve a mesma também publicada no continente Europeu no ano de 2018, pela editora Chiado.


fotoArthur Henrique Abreu Rocha cursa Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui fluência na Língua Estrangeira Inglês, atua na produção literária individual, é baterista e vocal da banda The Beatles Tribute, em Eventos Culturais Regionais e atua na produção de músicas autorais.


IMG_20170318_182851587_HDR_4Beatriz Abel perpassa o que sente em linhas. Nasceu em 17 de outubro de 1999, mas a pouca idade não esconde o grande coração leitor. Beatriz perde-se em pensamentos, mas encontra-se em palavras.


fotoBernardo Xavier da Silva Camara. Natural do Rio de Janeiro, onde mora hoje em dia. É apaixonado por poesia e seus poetas brasileiros prediletos são Manoel de Barros e Thiago de Mello. Além da poesia, sua grande paixão é a música. O autor curte muito também a natureza, principalmente pássaros e flores; além disso, gosta também de estudar outras línguas, principalmente italiano, que é a sua língua favorita, junto com o português.


fotoBreno Pietz. Jovem nascido e criado em Lorena, SP. Hoje casado com a biologia, mas a traindo, sendo amante da literatura. Durante o Ensino Médio passou a usar as palavras como remédio para a alma, mas então, ao criar gosto pela escrita, toda sua mente ganha forma em meio às linhas.


FOTOBruno Macedo nasceu 1996, na magnífica cidade de Canto do Buriti, estado do Piauí. Estudante do último período de Letras Espanhol na Universidade Estadual do Piauí – PI. É escritor e bibliófilo, faz da literatura sua casa e seu universo encantador, dedica-se a escrever em variados gêneros literários. O seu grande sonho é deixar um descomunal legado à literatura brasileira.


Foto_CristinaChristina Magella nasceu em 27 de julho de 1960 em Conselheiro Lafaiete, mas vive em Cristiano Otoni e se considera cristianense. Formada em Letras e Pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura, lecionou por mais de 30 anos na escola onde estudou o primário e o ginásio: E. E. Professora por paixão e catequista pela graça de Deus. Poetiso fotografias e palavras.


fotoCláudia Fontenele, nascida em Brasília/DF. Formada em Teologia. Cursando Filosofia. Membro da Litteraria Academiae Lima Barreto. Autora do livro Minhas Expressões de Vida pela pastelaria Studios. Mais de trinta participações em Antologias Poéticas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores.


foto_claudiaClaudia Lundgren, 46 anos, brasileira, educadora Infantil e escritora. Teve obras publicadas nas Antologias “Cultive o Pólen da Vida” 1, 2 e 3, “Mãe”, “Belas Artes”, “Conexões Atlânticas II”, “O Jardim” e “Corolário da Alma”, e obras selecionadas para as Antologias “Aquarela de Emoções”, e “Poesias do Mundo”. Participou do Concurso Literário “Sementes do Karuá”, sendo classificada entre os 35 autores que farão parte da Antologia, e do 1° Concurso de Poesia Junina, obtendo Menção Honrosa.


fotoCristiane Freitas, Amazonense, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Especialista em Gestão e Supervisão Escolar e em Psicopedagogia – IDAAM. Participou da Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos nos anos de 2016 e 2017, da Antologia de Poesias, Contos e Crônicas CANARINHO 2017, ambos pela editora Porto de Lenha, e da Antologia de Prosa ou Verso Poemar e Amar, pela editora Fonte de Papel.


fotoDiego Demetrius Fontenele nasceu em Brasília/DF em 1987. Arquivista formado pela Universidade de Brasília – UnB, atua na área de consultoria arquivística. Publicou o livro Despertar e outros poemas e participou de diversas antologias, entre elas: Poesia em Caixa Alta, Sociedade dos Poetas Vivos e Contos e Encontros do Coração.


fotoDilma Mota nasceu em Jenipapo dos Vieiras- MA, no ano de 1969. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atualmente é empresária. Sempre gostou de desbravar o universo das palavras e escrever poesias, algumas encontram-se publicadas no blog Páginas e Poesias (http://paginasepoesia.blogspot.com.br/)


fotoEduardo Libório Rocha de Lima é nascido em Garanhuns – PE, em 10 de novembro de 2000. Atualmente mora em Venturosa – PE. É estudante do 3º ano do ensino médio, e escreve poemas desde 2015. Já declamou em diversos lugares da cidade, e hoje seus poemas já passam de 50. O autor já participou de diversos concursos literários.


fotoEliana Alves dos Santos. Nasceu em São João da Barra em 23.03.73. Mora em Cabo Frio desde os cinco anos, desde então se considera Cabofriense de coração. Descobriu o gosto pela literatura desde muito cedo onde viajava nas suas escritas, mas ao longo dos anos esse gosto se perdeu. Mãe, enfermeira, esposa, cristã, iniciante em artes plásticas e membra fundadora da ALACAF – Academia de Letras de Cabo Frio, em 2016 redescobriu a literatura, tendo publicado a primeira crônica no livro Fascínio.


emerson 02Emerson Donizetti Rabelo nasceu e cresceu em Tambaú. É escritor de peças de Teatro amador, poeta; toca violão e compõe músicas.


27908200_136392850507767_5435981322159039335_o (2)Emilly Macario é Andréa Emily Macário, natural de Salvador – Bahia.  Sou estudante concluinte do ensino médio. Pretendo atuar na área de direito, mas sempre sonhei em ser escritora. Compor versos é uma paixão, sinto-me mais leve. Escrever foi uma forma que encontrei para desabafar, expressar meus sentimentos mais intensos.


fotoErika Nogueira. Sou natural de Sete Lagoas, MG e formada em Administração. Após sentir o desejo do coração de colocar as palavras no papel, decidi atuar tanto na área da Administração como na área da escrita. Atualmente sou colunista do Jornal Sete Dias, onde escrevo crônicas semanalmente. A divulgação do meu trabalho é feita no Facebook e no Instagram em @palavrasdeerikanogueira


ppEvandro Nunes da Silva. Graduado em administração, romancista, cordelista com vários cordéis publicados pela Editora Coqueiro – Recife (PE), poeta e contista; contos e poesias publicados em revistas, blogs e antologias.


fotoEveraldo Martins Gomes nasceu e vive em Rinópolis – SP. Desde 1991, tem participado de diversos concursos literários, e alguns de seus trabalhos foram publicados em antologias. Em 1998, representou, com seu poema Destrinchar a poesia, a região de Presidente Prudente no Mapa Cultural Paulista. Em 2003, ganhou de uma editora de Uberlândia – MG, a edição de seu primeiro livro solo, “Foreveraldo”, fruto de uma década dedicada à poesia. Encontra inspiração no contato com o verde, com animais silvestres, e nas frustrações e inquietações humanas.


fotoF. G. de Paula. Me chamo Matheus Francisco Germano de Paula, fui nascido e criado na favela da cidade alta na zona norte do Rio de Janeiro, comecei a escrever com 12 anos, tenho 16 anos e estudo no colégio Pedro II. E sou com orgulho um servo do Deus vivo (Evangélico).


Editada no Lumia Selfie

Francielly de Almeida Fernandes é natural do Rio de Janeiro. Tem vinte e cinco anos e seu dom para a escrita vem desde muito cedo. Quando pequena, amava criar historias. Com o tempo, seu talento foi amadurecendo e descobriu-se na arte de poemar. “Meu dom está nas palavras.”


Foto_FranciscoMedeirosFrancisco Medeiros, 26 anos, residente em Belo Horizonte. Poeta de nascimento e biólogo de formação. Escreve contos, crônicas e poesia, fazendo sempre do cotidiano a matéria-prima das palavras. É administrador da página @bentocunhapalavras no Instagram. Recentemente colaborou na Antologia Poesia Em Caixa-Alta (Editora Porto de Lenha, 2018).


fotoFrancisco Xavier de Oliveira Neto. Poeta (codinome desejador). Nascido no interior do Ceará. Mantem um blog de poesia há quase quatro anos, literax.tumblr.com. Graduado em Letras Português-Italiano pela Universidade Federal do Ceará.


foto

Gabi D’Angelo. Poetisa, compositora, amante de descrições breves em terceira pessoa, além de travesti, enviada do apocalipse e escritora.


FOTO

Gabriel Mattos Rodrigues. Apenas um rapaz latino-americano vindo do interior de Minas Gerais. Não sabe quem é, mas sabe ser escritor e compositor (ou algo do gênero). Devoto das artes e do conhecimento, é membro fundador do Supremo Conselho de Filosofia de São Lourenço.


fotoGeliane Souza dos Santos. De Itaituba-PA, é acadêmica de Licenciatura Plena em Letras pela faculdade de Itaituba-FAI.


Foto do perfilGeovana Milani. Ex-estudante de Letras e futura fisioterapeuta, amante de bons livros, filmes emocionantes, esportes diversos e saúde como um todo. Tem na escrita uma válvula de escape para sua limitada expressão verbal, enquanto busca enxergar a vida através de óculos reveladores de essência acima da aparência.


fotoGilberto Albuquerque é Engenheiro e Contador. Se dedica à criação de contos, crônicas, poemas e poesias que tratam de temas da vida e do amor. Teve seu conto de suspense intitulado Aos meus amigos que optaram pelo vampirismo aprovado na coletânea Expresso 666, da Editora Andross, em 2018.


fotoHeitor Soares Sanglard, 23 anos, nascido em Lajinha, interior de Minas Gerais. Estudante de Psicologia na Universidade Federal de São João del Rei e amante da Filosofia.


fotoHta, pseudônimo de Hagata Eduarda. Nasci em Uberlândia, no nariz de Minas Gerais. Tento transmitir mensagens nos meus textos, daquelas que saem de dentro da gente e não voltam de jeito nenhum. Sou autora do livro Catarina (2016).


fotoJ.C. Marangoni é Analista de Sistemas, bacharel em Sistemas de Informação e mestrando no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais. Despertou interesse pela leitura depois de conhecer o livro “O Reino das Vozes que não se Calam” de Carolina Munhóz e Sophia Abrahão. Foi um dos 10 finalistas do concurso de redação promovido pela extinta Revista Gênios (distribuída pelo Jornal “O Estado de S. Paulo”. Em 2017, foi um dos finalistas do Prêmio Internacional SWEEK STARS e do Prêmio Porto de Lenha de Literatura com o conto “O ônibus das 7h40” publicado na “Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos 2017”. Neste ano de 2018, lança em versão física seu primeiro livro, “Efeito Déjà vu”.


fotoJanaira Rodrigues. Sou nutricionista pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF, apaixonada por poesia desde os onze anos. Acadêmica de Letras do VI período da Universidade Estadual do Piauí – Campus Dra. Josefina Demes. Membro do grupo de Pesquisa Nenin. Núcleo de Pesquisa em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade.


10253913_267800110065825_838276910965154276_nJania Souza, de Natal/RN, é escritora, poeta, declamadora, artista plástica, economista e contadora pela UFRN. Organizou os seis primeiros volumes da Antologia Literária da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN. Primeiro Vice-Presidente da União Brasileira dos Escritores do RN – 2018/20. Publicou os livros Rua Descalça – traduzido para o espanhol Calle Descalza pela Editorial Argenta; Magnólia, a besourinha perfumada; Fórum Íntimo; Entre Quatro Paredes; O dia em que o boi falou; O Menino e o Cavalo; Nossa Morada; Lápis & Boca, Sentimentos; Voo nas Entrelinhas da Liberdade e Em horas vagas.


fotoJoão Carlos é nascido e criado em Matrinchã/GO, em 1º de outubro de 2003. De família de classe média baixa, descobriu seu interesse pela literatura, mais precisamente pela poesia, através da escola, leituras diárias, entre outros.


fotoJoão Gabriel tem 21 anos, nasceu e foi criado no Rio de Janeiro, escreve desde os 10 anos, se dedica à poesia, mas gosta de se aventurar em outros gêneros, como crônicas ou contos.


foto

João Romário Gomes da Silva nasceu em 1990, em Nova Iguaçu, residente em Ortopedia e Traumatologia, é graduado em Medicina pela Universidade Iguaçu, campus V-Itaperuna (2012-2017). Participação na idealização de obras inerentes aos conhecimentos médico-científicos, com capítulos nas obras Ortotanásia: Bioética, Biodireito, Medicina e direitos de personalidade e Mistanásia: a “morte miserável”, entre diversas outras publicações.


FotoJoelmaJoelma Santos. Nascida em 31 de julho de 1999, mora em Entre Rios – BA, graduanda em Letras – Língua Francesa e Literaturas na UNEB (campus II). Publica suas obras na plataforma on-line gratuita Wattpad.


Foto-10Jonnata Henrique. Da cidade de Brejo da Madre de Deus em Pernambuco, poeta, escritor, cordelista e antologista. Participou da Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos 2016 e 2017, Canarinho, O Velho Mar, Corolário da Alma, projetos da Porto de Lenha e seus respectivos selos.


fotoJosé Airton Mellega nasceu em 17/02/1956 em Piracicaba – SP. Publicou poesias em 24 Coletâneas e Antologias entre 2010 e 2017. Ocupa a cadeira nº 22 do Conselho Acadêmico no Clube dos Escritores de Piracicaba. Premiado no concurso Brasil de Reis, de Angra do Reis em 2015 e 2017. Selecionado no Concurso Literário de Barra Mansa, em 2017. Publicou os livros “Sem medo, nem receios”, 2012, “Folhas ao vento” 2014 e “Preces e Orações”, em 2017.


joséJosé Carlos Boudoux. Engenheiro e escritor, nascido em Recife-PE. Com poemas e contos publicados no Brasil e em Portugal. Trabalhando como Engenheiro, teve oportunidade de viajar pelo Brasil, conhecendo pessoas e recolhendo histórias, que são a base e motivação de sua obra literária.


JOYCEJoyce Lima, baiana, doutora em educação, professora, autora de livros acadêmicos e de poesias, organizadora de antologias poéticas e atua em projetos de consultoria de textos, na Editora Becalete/SP.


fotoJoyce Soares é poetisa, garçonete e ingressa no curso de licenciatura plena em letras/português desde o segundo semestre de 2015, pela universidade estadual do Piauí. Desde cedo mostrou interesse pela literatura e é verídico dizer que adota o pseudônimo de Morgan Poe em algumas ocasiões especificas de produções poéticas, ou seja, usa o nome original e às vezes o pseudônimo, entretanto, poucos sabem desse detalhe.


fotoJulia Almeida Costa é natural de São Paulo – SP, tem 18 anos, é libriana indecisa, futura cirurgiã dentista e apaixonada por literatura.


fotoJúlia Moraes Gomes. Nascida em 11 de fevereiro de 1996, mora em Goiânia, Goiás. Mesmo cursando Biotecnologia na UFG, seu sonho sempre foi ser uma grande escritora. Suas obras sofrem forte influencia não só de livros, mas também de mangás/animes e estilos musicais. Tanto para a leitura, quanto para escrita, seu gênero favorito é ficção-científica.


FOTOLaura Sodré Soares. Manauara, professora e graduanda de Letras – Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, se dedica inteiramente à docência e ao estudo da língua espanhola na cidade de Manaus, que são suas maiores paixões.


fotoLeda Antunes Rocha é natural do interior de Minas Gerais, amante de todas as formas de arte, apaixonada pelo povo sertanejo e sua cultura, vê na simplicidade a maior das inspirações para escrever. Tem escrito desde que conheceu as palavras, seu modo de existir. No ano de 2016 publicou seu primeiro texto na Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos, em homenagem a Clarice Lispector, desde então tem nutrido o desejo de guardar suas despretensiosas letras em papel, lá mora a eternidade.


fotoLenilson de Pontes Silva é professor de língua Portuguesa na escola Getúlio Guedes, escritor, organizador de antologias e palestrante literário. Natural do município de Pedras de Fogo – PB. Graduado em Letras, especialista em Linguagem e Ensino e Mestrando em Ciências da Educação. Suas atividades de pesquisa envolvem a análise de letramento e gênero textual, produções de textos em língua materna.


fotoLeomar Alves de Sousa nasceu na cidade Muricilândia-Tocantins, e é professor de língua portuguesa da educação básica na cidade de Araguaína-TO. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura e faz mestrado em Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins. Escreve poesias e crônicas e é coordenador do Projeto Poetas na Escola na unidade escolar em que leciona.


fotoLucas Verzani. Nasci em Santos, SP, e aqui me criei. Tive a inclinação às letras cedo, menos por admiração que descuido, devido à natureza tímida com que calhei de vir ao mundo. Inclinação que me levou a ser isto: um aspirante a escritor à procura (incessante) de disciplina.


FOTOLudmila Oliveira nasceu em Cabo Frio/RJ, em 08/04/1989. Poetisa cristã, iniciou seus escritos na terapia. Desta experiência de autoconhecimento surgiram o projeto Construindo Meu Jardim, cartas poéticas gratuitas que expressam o amor de Deus e a valorização da vida, e o livro Construindo Meu Jardim: das sombras às flores. Membro fundador da ALACAF-Academia de Letras e Artes de Cabo Frio e acadêmica da APALA – Academia Pan-Americana de Letras e Artes.


fotoLuís de Oliveira é formado em Licenciatura e Bacharel em Educação Física. Escritor e poeta de Pereira Barreto/SP. Medalhista de Bronze da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em 2012, publicou livro de poesia Choro de Gratidão (Baraúna, 2013), o romance Um coração e seus segredos (2015) e o romance Girassóis Femininos (Giostri, 2018). Atua como professor em vários projetos culturais de incentivo à leitura e escrita.


luiviaLuívia Oliveira nasceu em 1999, em Iúna – ES. Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário – Unifaminas. Apaixonada pela literatura, é poetisa desde a epigênese da infância, possui participações em diversas antologias, entre as quais a “Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – 2017” e “Poesia em Caixa-Alta”, ambas promovidas pela Porto de Lenha Editora, entre inúmeras outras.


fotoMarco Raposo, natural do estado de São Paulo, é pós graduado em Teologia Contemporânea e em Filosofia e Ensino da Filosofia. Como asceta da Ordem Monástica e Filosófica Budista Niskama Karma e, sob o nome iniciático Atma Deva, promove palestras e cursos sobre filosofia budista e meditação. Sua obra literária abrange de textos instrucionais e reflexivos, até poemas e contos.


fotoMarcos Alves é tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Funcionário Público. Licenciado em Ciências Biológicas/UECE, curso Especialização em Gênero e Diversidade na Escola/UFC, concentrando-se nas pesquisas sobre gays em zonas rurais. Mora em Canaan, lugar brejado pela poesia, onde escuta e escreve as coisas maravilhosas da avó Maria. “Meus caminhos desaguam no Amor Mais Lindo”.


fotoMaria Apparecida Sanches Coquemala. Licenciada em Letras, pós em Linguística. Premiada pela UBE, Rio com A Gruta Azul e Carnaval, 2º e 3º lugares; pelo Governo da Paraíba, com À Espera, 1.º e Vozes da Primavera pela  Ed. Porto de Lenha, Gramado, RS, 1º, todos  coletâneas de  contos.  Na literatura infantil, publicou Naná e o Beija-flor; na poesia, À margem da vida e Pulsar. Autora também de Círculo Vicioso, O Último Desejo, Além dos Sentidos e Flashes, contos e crônicas.


fotoMaria Luiza Porto. “Escrevo poemas porque eles me salvam, salvam minha alma, meus pensamentos, e me libertam. Tenho 18 anos e moro na cidade onde nasci, Porto Alegre –RS. Moro com minha mãe, minha avó e minhas tias. Faço teatro e tenho uma conexão com a arte de dentro, palavras são a fonte mais bela que temos para refletir sobre o mundo; gosto de escrever no meu caderno e no meu celular meus sentimentos mais profundos, sempre que consigo captar eles de tal forma que é necessário colocar no papel.”


fotoMaria Marlene, paraense de coração, mora em Tucuruí, cidade que carinhosamente a adotou. Professora de Língua Portuguesa, formada pela UFPA, amante das artes e em primazia, a arte de poetizar. Participante de várias antologias. Autora do livro Poesia no Jardim. Publica seus poemas também em sua página pessoal do Facebook e no site Recanto das Letras.


IMG_20180809_185348_665Matheus Nunes da Silva Brito iniciou sua carreira literária aos 16 anos de idade no colégio onde estuda escrevendo poemas. Publicou duas poesias em concursos nacionais, é autor de livros ainda não publicados, contém mais de 300 textos escritos, entre poesias, contos, crônicas e romances.


fotoMaurício Dias de Araújo, nascido no sertão cearense, numa pacata cidade chamada Arneiroz-CE. Licenciado em Filosofia pela Faculdade São Bento, da Bahia. Atualmente cursa Bacharelado em Teologia na Faculdade Vincentina, em Curitiba-PR, onde se prepara para abraçar a Vida Religiosa Consagrada na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette. Tem poemas publicados no livro “É tempo de poesia na terra do sol maior”, antologia de poetas de sua terra natal.


Grah (17)Mia Almeida, 1993, é autora do romance Ametista Violeta, publicado pela Porto de Lenha editora a qual também participa da  3ª Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos. É natural da cidade de Brasília de Minas – MG. Graduou-se em Artes / Teatro pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES em 2015.


fotoMilca Tirza Peracelli. Nascida em Avaré, SP, a autora é Assistente Social formada pela Universidade Norte do Paraná. Embora desde criança tivesse paixão pela arte da escrita, foi em sua adolescência que começou a escrever, tendo como pano de fundo a reflexão filosófica e, desde então seu trabalho vem sendo reconhecido através de Concursos Literários Nacionais renomados. E também tem paixão por música, em 2002 gravou um CD Gospel, onde já deixa bem explícito seu amor pela escrita. As letras, assim como a composição musical, são todas de sua própria autoria.


fotoNereis Ribeiro nasceu em Curuzú, 6°Distrito de Itaboraí, RJ, em 1941. Aos 13 anos já escrevia seus primeiros versos sentado à sombra dos laranjais floridos, sendo descoberto pela G. I. A. (Grupo de Incentivo à Arte). Possui diversos troféus e medalhas conquistados dentro e fora do Município de São Gonçalo. Possui Diplomas de participações em concursos de várias partes do Brasil. “Este é Nereis Ribeiro, o pai da Terra”.


FotoNeyd Montingelli nasceu em Curitiba, é casada e tem quatro filhas. Formação em Psicologia, Nutrição e Laticínios. Tem 25 livros solo e participa em 115 coletâneas. Foi premiada em concursos de contos e poesias. Membro de entidades literárias no Brasil e no exterior. Recebeu o prêmio Literarte 2017 pelo conjunto da obra. Escreve todos os dias e em seus contos, poesias e histórias coloca episódios familiares e a cidade onde mora.


PauloPaulo de Macedo Caldas Neto nasceu em Mossoró/RN em 31 de março de 1981. É graduado em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É também mestre e doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, na mesma universidade. Exerce a livre docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.


fotoPaulo Roberto Nogueira de Andrade. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Letras (Português e Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Letras (Português Inglês – UFRJ). Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou um livro e teve nove poesias publicadas em diversos concursos literários.


Foto-9Rafael Lima – Poeta e Professor – Natural de Pau dos Ferros – RN, residente em Catolé do Rocha-PB. Poemas publicados: Eternos amantes; Verso de amor; O Poeta Vivara Editora); Bicho do mato (SFX de Literatura 2017 – JAC Editores); O perfume da rosa (Editora Pague Menos) Falso-retrato; Não quero ser (Ed. Do Carmo); Ser poeta; Relógio da natureza e Soneto do dia doze (Ed. Porto de Lenha). Intimidade (Aquarela de emoções – Darda Editora).


fotoRaphael Cerqueira Silva. Graduado em Direito e História, servidor público, poeta e escritor de contos, publicou poemas em antologias como Canarinho, Poemar e Amar, Sarau Brasil 2016 e no site www.recantodasletras.com.br. Mantém uma página no Facebook (Algumas reminiscências poéticas), onde publica seus poemas.


fotoRaphael Marianno do Amaral. Nascido em Niterói – RJ em 29 de maio de 2000 e hoje estudante de farmácia pela UFRJ, Raphael descobriu seu refúgio nas poesias ainda criança por causa de sua depressão. Na escola obteve reconhecimento em um livro de menor circulação (“poética Paranapuã”). Vale destacar também sua atuação como palestrante em projetos sociais que tinham a depressão como tema.


RaulRaul Nicolas Dombek Coelho nasceu em Curitiba, cidade na qual vive até hoje. Discente de Direito na Universidade Federal do Paraná e profundo amante de filosofia e poesia, aventurou-se no ofício de poeta desde cedo, sendo sempre inspirado pelo dia a dia curitibano e pelos poetas locais.


Foto Renan BrantesRenan Brantes nasceu em Maceió-AL, mas mudou-se para Vitória-ES, onde vive. Graduou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, e lá desenvolveu o gosto pela leitura e escrita. Em contato com livros de Jack London e Edgar Allan Poe, encontrou-se como contista. Alguns de seus contos foram publicados na 19ª edição do projeto Palavra é Arte, sendo um deles O Rei do Silêncio.


fotoRodrigo Cristalino Bezerra da Silva. 31 anos. Poeta, Ator e músico. Residente da cidade de Osasco – SP. Pós-graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes de São Paulo. Formou-se em Arte Dramática pela Centro Universitário Senac Lapa Scipião, atuou como educador de artes no CCA de Olho no futuro – Paulus, e como conselheiro de cultura do Grupo Gestor do Céu das Artes.


Rodrigo_bannerRodrigo Ortiz Vinholo mora em São Paulo/SP. Autor de Você Está em Seu Quarto (2014), da noveleta A 17ª Visita (2016) e co-autor/co-organizador de Dito Pelo Não Dito (2017), independentes, mais O Corpo (2017, Lendari). Sua obra mais recente é Os Dias em que Rúbia Viveu no Futuro (2018, Lendari). Coleciona participações em antologias de diversas editoras e compartilha semanalmente textos diversos no Facebook e em blogs.


fotoRojefferson Moraes é professor, produtor cultural, poeta e contista, autor dos livros Digitais (2008), Poesia Crônica (2014), Lembranças de uma noite qualquer (2015) obra que assina sob o pseudônimo Macaco d’Água, todos publicados de forma independente, e O dia em que Carla assassinou o meu gato e outras crises de amor (Editora Penalux, São Paulo, 2017).


IMG_20171201_181507Salete Nascimento é escritora e cordelista. Fundadora das Academias de Letras de Nossa Senhora das Dores, Estância e da Academia Sergipana de cordel.


fotoSimone Chedid nasceu em Barra do Piraí. É filha da saudosa professora Manira Chedid Nogueira e do saudoso Delpho Joaquim Soares Nogueira. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro e pós graduou-se em História Social pela Faculdade UGB, antiga Fundação Rosemar Pimentel. Publicou “Cotilédone”, “Renascer em poesia e prosa”, “Simplesmente poesia”, “Madrugadas” e “Palavras que tocam a alma”.


simoneFotoSimone Moura é goiana, casada, tem três filhos, formada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em história e cultura afro-brasileira e africana, e em Linguística. É colunista literária do jornal Portal Goiás Total, professora, contadora de histórias, poetisa, romancista, com quatro livros digitais e três impressos, sendo duas Antologias.


Foto-5Thales Alves Aguiar é mineiro de Governador Valadares. Membro da AMLM (Academia maçônica de letras do Leste de Minas). Funcionário Público. Bacharel em comunicação com habilitação em Jornalismo e Bacharel em Administração pela UNIVALE. Especialista em Gestão financeira, controladoria e auditoria, é também especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de ouro Preto. Em 2017 publicou o livro Lágrimas de humanidade, pela editora Porto de Lenha. Tem artigos científicos publicados na área de comunicação e já participou como colaborador dos livros: Educação e cidadania e Liberdade de expressão, da série Obreiros em tempo de articulação.


THIARLLEY_PRÊMIO PORTO DE LENHA DE LITERATURA 2018Thiarlley Valadares. Jornalista, cristã e escritora. Apaixonada por cupcakes, viciada em leite condensado e fã de Desventuras em Série. O gosto pela leitura e escrita veio por influência do pai e a formação acadêmica é fruto da paixão pelo mundo literário. Autora do blog Apenas Fugindo, desde 2010 e escreve para compartilhar sentimentos, anseios, desejos e paixões.


FOTOVanusa C. tem trinta e seis anos e é formada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. É professora efetiva da rede estadual de ensino de Goiás e atualmente leciona português, literatura e redação em uma Unidade Militar de Ensino. A poetisa escreve desde os doze anos, mas ainda não tem nenhuma obra publicada.


fotoWagner de Azevedo Aramian. Escritor, jornalista e colunista. Um Carioca que adora poesia e violão, café com pão de queijo, um vinho suave, mas não me julguem, eu tô aqui só pra falar de amor, mas claro, com toda a minha sensibilidade e ousadia.


fotoWelisson Bernardi. Nascido em 20/06/2001, mora com a família na cidade de Tupanci do Sul-RS. Estudante, escritor e poeta. Apaixonado por história, filosofia e o bom Rock `N Roll.


fotoWlange Keindé é escritora, poetisa, graduanda em Ciências Sociais na UFF e youtuber no canal Ficçomos, um dos maiores canais brasileiros com foco em escrita e storytelling. Seus contos e poemas, que já foram finalistas em 17 concursos literários, estão disponíveis na plataforma online Wattpad, assim como seu primeiro romance, Ao Nosso Herói, Um Tiro No Peito.


portodelenha_Logo

Sobre Blog da Editora Porto de Lenha

A Porto de Lenha tem como missão a divulgação do livro, o incentivo à leitura e o apoio na formação de novos escritores.
Esta entrada foi publicada em Antologias, Notícias, Prêmio Porto de Lenha de Literatura com as tags , , , , , . ligação permanente.