Antologia de Poesias, Contos e Crônicas CANARINHO: edição especial 2017



capa-canarinho

| SOBRE OS AUTORES |

Da prosa ao verso livre, a Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Canarinho reúne um total de 49 autores de variadas cidades do Brasil.
——-
Formato 15,5 x 22,5 cm

110 páginas

ISBN: 978-85-69564-28-7

1ª edição – 2017



adr

Adriano Silva nasceu em Manaus no ano de 1994. Desde muito novo começou a se aventurar no mundo da leitura. Tornou a paixão pela literatura como profissão, graduando-se em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Para compartilhar suas experiências literárias o autor criou e administra desde 2015 o Blog Alvorecer Literário. Nas horas vagas ler e se aventura no mundo da escrita literária.


FOTO

Aldonei Machado nasceu em Florianópolis-SC em 1970. Graduado e Mestre em História, atualmente é Professor de História em uma escola pública. “Gosto de escrever. Penso que através da escrita me desvelo. E ao dar o ponto final me escondo novamente. Pelo menos até o próximo lampejo clarificador.”


alessandra

Alessandra Cristiani dos Santos nasceu em 1982, em Mirandópolis -SP. Graduada em Pedagogia, com muito esforço dos pais. Apaixonada por crianças e pela educação de uma forma geral. Mesmo com todo esse amor, não atua na área em que se formou. É funcionária pública. Ler e escrever é uma paixão desde a infância; e acredita sempre na educação como forma transformadora de toda e qualquer situação.


Alex

Alex Giacomin Rebonato é natural de Colatina – ES; formado em História, RPGista, Aikidoísta e escritor.


FullSizeRender

Alexandre Pequeno é amazonense e formado em Comunicação Social – Jornalismo, pelo Centro Universitário do Norte. Se divide entre ser jornalista e youtuber, e está sempre presente em seus canais “Ah Legal” e “Novelando”. Atualmente trabalha como repórter no Jornal A Crítica, onde desenvolve matérias para o caderno de cultura Bem Viver e variedades no Vida & Estilo.


Foto da autora

Bárbara Amorim nasceu em Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro, em 1996. É estudante de Jornalismo e apaixonada por poesia. Conquistou medalha de honra ao mérito no I Festival de Poesia Poeta Primitivo Paes.


brunnot

Brunno Vianna é historiador, poeta, ator e dramaturgo nascido no Rio de Janeiro. Tem dois livros publicados e participa de vários concursos literários, desde 2008, ano em que venceu o Concurso Literário Machado de Assis promovido pelo Jornal Extra do Rio de Janeiro, e foi finalista do I Concurso de Crônicas Cariocas, promovido pelo Portal Crônicas Cariocas e pela Universidade Castelo Branco.


fotooc

Caroline Langer nasceu em Curitiba, no ano 2000. É escritora, tendo o conto como gênero preferido. Participou das antologias literárias Viagens de Papel e Nanquim, da Andross Editora; e pela editora Porto de Lenha, das Antologias de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos, nas duas edições: em homenagem a Carlos Drummond de Andrade (2015), e à Clarice Lispector (2016). Caroline conquistou o 2º lugar no 1º Prêmio Porto de Lenha de Literatura, com o conto: Quando você foi morto.


foto

Cleâne Santos Alves, nascida em Jacobina, interior da Bahia, é fruto da união de um baiano e uma paraibana. Encantada pelos mistérios da noite e encantos do dia, traz para o uniVERSO da palavra seus silêncios, suas angustias e suas alegrias…


foto antologia

Clêuma Alves, Flor de Mandacaru, de Jacobina, Bahia. Apenas uma navegante nas correntezas do tempo, que ouve o cair da chuva, o perfume do vento e sente a textura do tempo. Apaixonada pela poesia, essa encantadora semente que ensina a sentir a vida com outros olhos.


13344604_581262178714793_8162950898123802475_n 1

Cristiane Freitas é licenciada em Pedagogia pela UEA, Pós-graduanda em Gestão e Supervisão Escolar e em Psicopedagogia pelo IDAAM. Desde pequena foi incentivada à leitura pela sua mãe, tornando-se amante dos livros. Participou da Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – 2016 e da Antologia de Prosa ou Verso Poemar e Amar.


DDA

Daniel Furlan nasceu em Juiz de Fora, no ano de 1993. Jornalista e escritor, também é músico nas horas vagas. Atua como redator e editor dos blogs D20 Inc. (d20inc.com.br) e Furlando Fila(furlandofila.wordpress.com)


DanielM

Daniel Marx é autor dos Livros: Anjo Maldito, com publicação no Brasil, Portugal, Angola e Cabo-Verde. Mídia, Experiência e Interação e Além do Céu, Além da Terra. O autor tem formação em artes cênicas, marketing e é pós graduado em criação publicitária e planejamento de propaganda, começou sua carreira escrevendo textos para teatro, tendo escrito ao longo de sua vida mais de trinta peças teatrais entre comédias e dramas, também escreveu alguns roteiros de curta metragens e um seriado, e dezenas de poesias.


daniele

Daniele Liberali nasceu em São Paulo. Formada em Letras pela PUC – SP em 2000, durante todo o período escolar sonhou em estudar direito, mas assim que terminou a escola, começou a trabalhar como professora de inglês. Autora de um romance publicado em novembro de 2015, “Vou Amar Você… Para Sempre”, continua como professora de inglês, o que lhe proporciona conviver com inúmeras pessoas e experiências, sendo esta uma de suas mais ricas fontes de inspiração.


10538616_694225877319800_3587244343194005839_n

Dani Hoffmann nasceu em 1993 na cidade de Vidal Ramos/SC. Grande amante dos livros decidiu ingressar na graduação de Licenciatura em Letras para assim tentar fazer outras pessoas se apaixonarem por literatura. Sonha em mudar o mundo através da arte, anda sempre equipada com sua câmera, papel e caneta, pronta para registrar cada momento junto dos amigos e da família. Em 2016 a autora publicou na antologia de poesias, contos e crônicas: Coexistência.


FotoDiego

Diego Demetrius Fontenele nasceu em Brasília (1987). Arquivista formado pela UnB, atua na área de consultoria arquivística e organização de acervos. Publicou o livro Despertar e outros poemas pela Chiado Editora e participou das antologias As Quatro Estações e Metamorfoses, Panorama Literário Brasileiro – Ed. 2015 e 2016 e Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – Ed. 2015.


foto

Doris Melo, 24 anos. Nascida em Manaus-AM, no dia 08 de Janeiro de 1993, atualmente dedica-se à prática da escrita de crônicas e contos. Também atua nas artes cênicas e pertence ao grupo de teatro T-ART.COM. A autora possui formação acadêmica em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

 


foto

Ezequias Sousa da Silva, professor, poeta, nasceu em Zé Doca – Maranhão em 1988. Formado em Letras-Língua Portuguesa e Espanhola, em 2014 é aprovado no vestibular para o curso de Tecnologia em Gestão Comercial pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) onde conclui ainda em 2017. Sempre com um olhar carinhoso e sensibilidade com as palavras, escreve desde adolescente poemas e pequenos textos reflexivos.


FotoFabio

Fábio Gomes Borges. Brasileiro. Carioca da gema. Leciona História nas escolas das redes públicas municipal e estadual. É um Jovem escritor que desde 2015 já participou de diversas antologias no Brasil e no exterior. Em 2016 também publicou online o livro A Íris Azul de Cleópatra nas plataformas da Amazon e Saraiva. Em alguns livros usa o pseudônimo de Júlio Gomes.


francináFranciná Lira é natural de Benjamin Constant – AM, de onde migrou para Manaus no intuito de continuar seus estudos. É pedagoga – UEA; Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional – FAMETRO; Fundadora do grupo Formas em Poemas; Poeta e escritora, tendo participado de várias antologias.


MeControlXXLUserTile

Felipe Masquio de Souza. Nascido na cidade de Penápolis, interior do estado de São Paulo, mudou-se para São José do Rio Preto em 2010 para cursar Letras na UNESP (Universidade Estadual Paulista). Desde muito cedo apaixonou-se pelo mundo das palavras, transformando-as em poemas e outros textos. Sua principal tônica é a “Poética do Sobrevoo” que trata da emancipação humana e da liberdade almejada por todos. Atualmente leciona português e francês.


foto

Fernanda Lopes. Porto-alegrense, 28 anos, escritora e poeta. Reside atualmente em Caçapava do Sul, interior do Rio Grande do Sul.


Fernando Matos

Fernando Matos é um pernambucano das artes e não poderia ser diferente, Pernambuco é um Celeiro de Artes Brasileiras. Membro da UBE/PE (União Brasileira de Escritores em Pernambuco), e da Academia IPÊ (Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem), seu primeiro livro publicado foi: “Eu, a natureza e a vida foi um marco em sua história”. O autor tem participação em várias antologias.


Gabriel Joerke

Gabriel Antonio Ogaya Joerke, natural de Mato Grosso do Sul. Professor concursado do IFMT. Embaixador, no Brasil, da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. Escritor (ensaísta, contista, cronista e poeta) com livros e artigos publicados nas áreas de Literatura, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Educação.


hilton_foto

Hilton Gomes. Nascido em Manacapuru em 1977, o autor é graduado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas e policial militar desde 1999. Atualmente mora em Manaus e exerce sua profissão no município metropolitano de Novo Airão.


20170420_120735

Jonnata Henrique. Da cidade de Brejo da Madre de Deus – Pernambuco, poeta, cordelista, contista, ama o que faz e é feliz com tal realidade.


No Rei do Bacalharu - Salvador - 16-02-2016 -

João  Carlos Borges é natural de Jequié-BA. Foi funcionário público federal e estadual, empresário e corretor de imóveis. Escreveu artigos para os jornais de Brasília: “Correio Braziliense” e “Vanguarda”, e ao “Jornal da Pituba”, de Salvador. Foi programador, diretor e apresentador do programa “Bossasseion”, na “Rádio Alvorada”, de Brasília. Escreveu um trabalho inédito sobre a “Bossa Nova”. É autor do livro “É tudo mentira”, pela editora Baraúna. Hoje, aposentado, dedica-se a trabalhos literários.


Processed with VSCO with c1 preset

Karina Maués, nascida em 10 de agosto de 1993 em Manaus, Amazonas. Acredita que o hábito de escrever e ler são as melhores formas pra se desligar do mundo alheio e entrar no seu próprio. Graduada em Letras Língua e Literatura Inglesa, na universidade Federal do Amazonas.


foto

Karla Ramos nasceu em 1998, em Manaus. Estudante de fisioterapia, descobriu seu amor à leitura quando pequena, ao ler seu primeiro livro: “Poderosa – Diário de uma Garota que Tinha o Mundo na Mão” de Sérgio Klein. Com o passar dos anos, descobriu que tinha potencial para a escrita ao postar uma crônica em uma rede social, relatando de modo cômico, o assalto que sofrera, obtendo criticas positivas.


FotoKeila

Keila Zanatto é jornalista. Foi finalista do projeto Revelando os Brasis com a reportagem “Vida em Tronco”. Adaptou o texto para roteiro e dirigiu um documentário exibido pela TV Futura. Apaixonada pelos rios e pela floresta amazônica, escreveu Filhos do Rio Negro. É natural de Treze Tílias (SC).


KELVIA

Kelvia Vital é professora da rede municipal de ensino, natural de Arapiraca – Alagoas, mas reside em Santana do Ipanema. Descobrindo-se escritora, vem desenvolvendo um trabalho literário nas escolas em que atua.


Laureane_Foto

Laureane Antunes, estudante de Letras Português. É alguém que acredita que a fé, a esperança, o amor e os sonhos são o que a move. Escreve desde os 13 anos e acredita que a escrita é para o que foi chamada. É coautora do livro “Para a vida e para o amor: uma boa conversa, por favor”, publicado pela editora Porto de Lenha. E administra o blog: www.almacomflores.com


foto

Lenilson Silva é professor de língua Inglesa e Espanhola. Graduado em Letras, especialista em Linguagem e Ensino e Mestrando em Ciências da Educação. Suas atividades de pesquisa envolvem a análise de letramento e gênero, produções de textos em língua materna.


Leonardo_jmatias

Leonardo Jovelino A. de Lima cursa o 7º semestre de Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará e tem um conto intitulado “O caos dentro dele” publicado no livro “Antologias: Poesias, Crônicas e Contos” – 4º edição – UFPA – IV Prêmio de PROEX/UFPA de Literatura.

 


Ticia

Letícia Oliveira. Nascida em 26 de Outubro de 2001, crio textos desde a infância, mas apenas agora, através de incentivo, que decidi realmente apostar no que faço. O principal motivo que me levou a escrever foi a minha vontade em fazer com que as pessoas conheçam o que há de mais belo neste mundo, pois como bem disse Dostoiévski: “A beleza salvará o mundo”.


IMG_1249

Lúcia Lebre. Ninguém se faz de repente; cada um constrói a sua própria novela de formação, O meu interesse pela leitura e pela escrita foi gradativo e a partir daí os capítulos dessa novela foram se estruturando e cheguei à conclusão de que a literatura faz parte de mim. Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literatura) e Pós- graduada em Gestão do trabalho pedagógico venho seguindo com o propósito de buscar tempo para pensar e refletir sobre a educação atual. Leciono no ensino regular e pré-técnico. Tenho interesse em História da Arte e Filosofia. Cursos adicionais em Psicologia do desenvolvimento infantil e da aprendizagem. Nascida no Rio de Janeiro.


Luiz Carlos

Luiz Carlos Rodrigues da Silva é professor concursado de Barra do Corda – MA. Mestre e doutorando em Educação. Membro da Academia Barra-cordense de Letras – ABCL. Membro da Associação Nacional de Escritores – ANE e da Associação Maranhense de Escritores Independentes – AMEI. Poeta, cronista, pesquisador, historiador. Autor do livro Reminiscências Filopoéticas.


foto

Luiza Cantanhêde nasceu em Santa Inês –MA. Está radicada em Teresina-Piauí, desde 1983. É técnica em contabilidade e poeta, sendo autora do livro de Poemas “Palafitas” (Editora Penalux-2016). Participou da primeira feira do autor e editor Maranhense – FLAEMA; da feira do Livro de Santa Inês – MA; finalista do concurso de Poesia “Professor Pedro Filho”, em Santa Inês – MA. Tem poemas traduzidos para o italiano, e integra várias antologias.


foto

Maria Apparecida Sanches Coquemala. Licenciada em Letras, pós em Linguística, pedagoga. Premiada pela UBE, Rio, com A Gruta Azul, 2007 e Carnaval, 2013; e pelo Governo da Paraíba, com À Espera, todos coletâneas. Na literatura infanto-juvenil, publicou Naná e o Beija-flor, selecionado para o Projeto Piloto de incentivo à leitura em Barra Bonita; na poesia, À margem da vida e Pulsar. Autora também de Círculo Vicioso, O Último Desejo, Além dos Sentidos e Flashes, coletâneas.


Foto Marisa

Marisa Marasi nasceu em Macapá (1990). Possui graduação em Letras pela UNIFAP (2013). Cursa Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, pela UNINTER. É professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio InterGenius. Participou de intervenções poéticas, de peças de teatro, de apresentações de dança e música.


IMG-20160428-WA0013

Mayanna Velame nasceu em Manaus, em 1983. É formada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. É cronista do jornal Comunicação Regional de Aparecida do Norte. Escreve periodicamente contos e poemas para os sites literários: Recanto das Letras e Texto de Garagem.


10168039_667046443357734_113803817_nNeusa Borges nasceu em Ceres, Goiás, reside em Goiânia desde 1979. Professora de escola pública estadual, descobriu a poesia nos livros didáticos. Escreve esporadicamente, aproveitando os lampejos poéticos. Possui publicações nos livros “Poesia Livre – 2015” e “Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – 2016.


foto

Neyd Montingelli nasceu em Curitiba. Tem 21 livros solos publicados e participa em 78 antologias. Premiada em concursos literários de contos, crônicas e poesias. Membro da ALUBRA, ALB/Araraquara, do Núcleo de Letras de Buenos Aires e de Lisboa, da Academia ALMAS da Bahia, do Centro de Letras do Paraná e da Embaixada da Poesia. O livro Cavalos e contos recebeu o prêmio de melhor livro de contos pela Literarte/16.


Olivia_Foto

Olívia Meireles nasceu no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, resolveu dedicar-se aos concursos públicos. É devoradora de livros e decidiu começar a escrevê-los também. Apaixonada pela família, pelos amigos, pela vida e pelos relacionamentos, deseja contar muitas coisas sobre isso!


Priscila Honório

Priscila Honório nasceu em 1990, na cidade de Paranaguá, no Paraná. Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia ,Ciências e Letras de Paranaguá (2011). Mestranda em História pela Universidade Federal do Paraná.


foto

Raphael Cerqueira Silva é poeta e escritor de contos. Mineiro, da cidade de São Geraldo, é bacharel em Direito e licenciado em História. Publicou em diversas antologias, entre elas, na 9 ª Semana da Poesia do Fórum Lafayette; na Antologia Poética Prêmio Poesia Livre 2016; e na Antologia de Prosadores e Poetas Brasileiros Contemporâneos – 2016.


foto

Renata Freitas nasceu em Belo Horizonte. Graduanda em engenharia agroindustrial. Tem 21 anos e, desde os seus oito anos de idade escreve poesia. Para a autora: “…escrever poesia significa lidar com as nuances da frase, valorizar o significado e o sentido metafórico de cada palavra para exprimir ao leitor sensações e questionamentos no decorrer do conjunto da obra”.


Thamilly_Foto

Thamilly Rozendo, estudante de psicologia, é aquela que escuta mil vezes a mesma música e vê um milhão de vezes o mesmo filme, em ambos os casos sempre parece ser a primeira vez. Escreve desde os 12 anos e considera a escrita a sua maior paixão. É coautora do livro “Para a vida e para o amor: uma boa conversa, por favor”, publicado pela editora Porto de Lenha. E administra o blog: www.logoeu.com.br


_DSC7500

Vagner Braz nasceu brasileiro – e Poeta – em 1992, no município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso. É Letrólogo (habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela UNEMAT, e pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude pela UFMT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Artes. Participou de concursos de poesias e antologias nacionais e internacionais, tendo seu trabalho consagrado na Europa.



capa-canarinho

LANÇAMENTO

JUNHO/17

Informações:

antologias@portodelenha.com

Capa_Contracapa_Canarinho

Sobre Blog da Editora Porto de Lenha

A Porto de Lenha tem como missão a divulgação do livro, o incentivo à leitura e o apoio na formação de novos escritores.
Esta entrada foi publicada em Antologias, Lançamentos, Notícias com as tags , , , . ligação permanente.